Nossa história começa em 18 de fevereiro de 1957, em uma Assembleia Geral da Convenção das Igrejas Batistas Independentes, realizada na cidade de Rio Grande – RS, pelo Pastor Alcides dos Santos, foi proposta a criação de uma Casa Editora da Denominação. A proposta foi discutida e aprovada. E 1958, a Casa Editora Batista Independente teve início com a abertura da Livraria Evangélica, em uma sala na Av. Rio Branco, em Santa Maria – RS.
O Irmão Walter Nachtigall e sua esposa, Senhora Bonilda Edith, ambos ijuienses, assumiram a gerência e passaram a desenvolvê-la. Assim, a livraria cresceu e, em 1961, deu origem a Escola Paulo de Tarso, que, inicialmente, funcionou na antiga Capela da Igreja Batista Independente, na Rua do Rosário, em Santa Maria – RS. A escola se solidificou, sendo necessária sua ampliação. Em 11 de março de 1961, a “Escola Paulo de Tarso” instalou-se em sua sede própria na cidade de Santa Maria, em um terreno de 13.100m2, adquirido no bairro Salgado Filho, com um pequeno prédio de madeira. Em 1963, foi construído um pavilhão de alvenaria, contendo duas salas, uma secretaria e uma cozinha. Devido ao bom nível de ensino e de disciplina, o conceito da escola foi crescendo e aumentando a procura por vagas, tornando-se necessária a construção de mais duas salas de aula e uma para professores, além de mais banheiros e uma área coberta.
Posteriormente, foram construídas novas salas de aula e uma sala para biblioteca, aumentando, assim, a capacidade para abrigar mais de 300 alunos. Neste período, a escola passou a oferecer também o ensino fundamental completo.
No ano de 2007, a instituição passa a se chamar “Escola Batista”, como é conhecida hoje. Ao longo de toda história, momentos difíceis aconteceram, mas, muito temos a comemorar. Foram esses momentos, bons e ruins, que fizeram a escola crescer e tornar-se referência em muitos aspectos.
Atualmente, o colégio oferece desde a Educação Infantil aos Ensino Médio. Com cerca de 450 alunos, busca oferecer um ensino de qualidade, tanto no aspecto de patrimônio e infraestrutura, como de qualificação dos profissionais, que são responsáveis pelo ensino e aprendizagem dos educandos.
- Através de um trabalho de aprendizagem comprometida, de vida e de Evangelização,
competente e sempre buscando superações e inovações;
- Uma educação crítica, inovadora e criativa, empenhada na formação integral do aluno, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais da solidariedade;
- Um sujeito comprometido com a transformação da sociedade, tendo como fundamentos os valores cristãos, tendo autoconfiança e sendo preparado para as mudanças da
sociedade e para exercício da cidadania;
- Uma comunidade escolar participativa, atuante e solidária, aperfeiçoando, assim, a
qualidade emocional.
“Educar para a vida, inspirados no Supremo Exemplo de Cristo, formar caráteres e mediar competências, objetivando uma existência verdadeiramente humana, comprometida com os valores cristãos, tornando-se referência no ensino.”
“Formar sujeitos críticos, líderes, atuantes na sociedade, baseados nos ensinamentos de Cristo.”